Molho shoyo sem glúten Sakura

Se você é celíaco e gosta de comida japonesa, com certeza já sabe que algumas marcas de molho shoyo contém glúten… Aff! Aonde menos se espera, lá está ele. rs… E aliás, no quesito comida japonesa, outra surpresa: kani tem glúten! (Até hoje não entendi por que…)

O grande drama em relação ao shoyo, pelo menos para os cariocas, é que aparentemente os restaurantes japoneses do Rio só conhecem duas marcas: Sakura e Tozan, sendo que a primeira não contém glúten e a segunda, que contém, é utilizada na maioria deles! Aff 2… rs… Mas calma: nem tudo está perdido. O que eu faço é o seguinte:

1) Reservo um vidro de molho shoyo em casa para levar comigo toda vez que vou comer sushi.

2) Quando decido ir ao japa e já estou na rua, acabo indo a um mercado próximo comprar.

3) No desespero, como sem shoyo mesmo!  (Celíaco tem que ser guerreiro. hehehe…)

Será que algum dia só encontraremos shoyo sem glúten nos japas? Acho que seria justo, uma vez que não há diferença de sabor entre eles e os que contém. Ou seja: nenhum cliente sairia perdendo.

Se você também tem esse desejo, junte-se a mim neste apelo:Sushi sem glúten

“Marcas de shoyo com glúten, por favor: tentem retirá-lo de suas fórmulas. Os celíacos agradecem!”

E by the way: I love Sakura. :)

ATENÇÃO: DIVERSAS MARCAS DE WASABI CONTÊM GLÚTEN, POR ISSO, NÃO BASTA SE PREOCUPAR COM O SHOYO… É PRECISO QUESTIONAR O ESTABELECIMENTO EM RELAÇÃO AO WASABI TAMBÉM. (Trecho incluído após o alerta de um leitor. MUITO OBRIGADA, Thomas!)

***

Dicas do post:

1) Mesmo que o restaurante tenha frascos da Sakura, é importante perguntar se o molho dentro dele realmente é o da marca, pois muitos locais acabam substituindo por outros mais baratos que podem conter glúten

Perguntas do post:

1) Por que kani tem glúten?

2) No seu Estado, os restaurantes japoneses utilizam outras marcas além de Sakura e Tozan? Quais?

3) Quais japas do Rio utilizam shoyos sem glúten? Que eu lembre de ter ido e confirmado: só o Manekineko do Humaitá e as Koni Stores do Centro e do Humaitá.

»

  1. É isso aí, Isa! Acompanhei você levando o seu shoyo para o almoço alguns meses! ;) É uma excelente dica! E me junto ao apelo para as demais marcas de shoyo retirarem o glúten das fórmulas…
    Bjoks!

  2. Livia disse:

    Muito bom, Isa! Eu também já acompanhei a Isa alucinada por um japa e comprando shoyo no Mundo Verde. Além de mercados, nessas casas naturebas normalmente tem!

    bjks e estou de mãos dadas com essa campanha!

    bjks,

  3. Maria disse:

    Boa tarde,

    Nao como gluten pois acho que ajuda muito na dieta, mas tenho uma duvida e nao consigo achar em nenhum lugar da internet e espero que voce possa me ajudar.
    O arroz do sushi tem gluten? Ou posso come-lo normalmente?
    Sei que arroz normal nao tem gluten, mas tenho medo que o arroz feito para o sushi seja diferente! E quais as dicas do que comer sem gluten em um restaurante japones ?
    Beijos e obrigada!

    • isaloboesilva disse:

      Oi, Maria.
      Tudo bem?
      Sua pergunta despertou a minha curiosidade, porque adoro comida japonesa e nunca havia me preocupado com o arroz! Procurei diversas receitas de arroz de sushi e não encontrei nenhuma que contivesse glúten. Além disso, o manual do celíaco disponibilizado pela Acelbra (http://www.riosemgluten.com/manual.htm) faz algumas restrições à comida japonesa, mas não cita o arroz, então acredito que você possa comer tranquilamente… mas vale checar com o sushi man! rs…
      Seguem as dicas para comer sem glúten em um japa:
      1) Leve o seu shoyo;
      2) Não coma rolinho primavera, guioza, empanados e kani;
      3) Se quiser comer nirá e shimeji, peça para prepararem o seu separado, com o seu shoyo;
      4) Pergunte se o molho teriyaki contém glúten.
      Bjs e obrigada pela visita!

  4. adorei seu blog excelentes dicas… descobri ser celiaca ha uma semana apenas, mas é isso mesmo, ne? tenho a vida inteira para me acostumar… rsrsrs vou voltar sempre para ver suas dicas… bjinhos

  5. thomas disse:

    ueh, o wasabi tem gluten pessoal !!!! rssssssssss

    • isaloboesilva disse:

      Thomas, quando li o seu comentário, fiquei bastante assustada, porque assim que descobri que era celíaca, busquei diversas fontes de informações e uma delas foi o manual do celíaco disponibilizado pela Acelbra (http://www.riosemgluten.com/manual.htm). Ele contém um tópico sobre comida japonesa, mas não menciona o wasabi… Lembro que cheguei a pesquisar por conta própria algumas marcas e elas não continham glúten (Sakura, por exemplo: http://www.sakura.com.br/orientais.html#.VCx1u5RdV1Y)… mas você está certíssimo! Fiz uma nova pesquisa e descobri diversas marcas com glúten… :(
      MUITO OBRIGADA pelo alerta! Vou acrescentar um aviso no post!

  6. Luciana disse:

    Achei seu blog procurando justamente algo na internet sobre Shoyo sem gluten, visto que sempre passo muito mal, e sou apaixonada por comida japonesa! Parabéns pela iniciativa! Foi de grande ajuda! É muito dificil essa vida.. rss

Deixe um comentário

